Os Sucatas

O Cordão Sucatas Ambulantes é um grupo cultural sem fins lucrativos que confecciona Bonecos de Rua e realiza cortejos, blocos e cordões.

O grupo surgiu em 2007 a partir de pesquisas e a realização de oficinas coordenadas por Jefferson Cristino. Desde então a proposta tem ganhado novos colaboradores e participantes que trabalham para a realização das diferentes ações propostas pelo grupo.

Em 2009, junto com a Cia Porto de Luanda, o Sucatas Ambulantes fundou o bloco de carnaval de rua Pavão Encantado, que percorre o Conjunto José Bonifácio sempre no primeiro domingo após o carnaval com bonecos, marchinhas e muita gente com suas fantasias bizarras.

O grupo realiza intervenções em diferentes locais da cidade e do estado de São Paulo, sem destinção entre apresentações em festas da comunidade, eventos governamentais e de instituições privadas reconhecidas como o SESC e a Fundação Tide Setúbal por exemplo. Além disso, alcançou visibilidade em jornais, blogs e sites do poder publico e privado.

Os bonecos são feitos com papietagem e reaproveitamento de materiais que normalmente são jogados no lixo e todos os personagens foram confeccionados por idosos, adultos, jovens e crianças durante oficinas gratuitas. Atualmente nosso acervo possui 23 bonecos construídos com diferentes técnicas, 5 bumbos de samba rural, figurinos e estandarte, tudo construídos de forma artesanal.

Nosso trabalho tem influência direta de grupos como o Cordão Folclórico de Tatuí fundado em 1928, Cabeções Vovô da Serra do Japi de Bom Jesus de Pirapora e dos Gigantões de São Luiz de Paraitinga, tratando nestes anos a cultura paulista com muita responsábilidade e amor, e conquistando cada vez mais o respeito e apoio dos mestres da cultura popular paulista.